Rabiscos de lápis grafite (I)

"O objetivo mais alto do artista consiste em exprimir na fisionomia e
nos movimentos do corpo as paixões da alma."
Leonardo da Vinci


Autorretrato Erivan Soares


RABISCOS DE LAPIS GRAFITE


A minha maior paixão sempre foi o desenho a lápis grafite a mão-livre, que ocupava todas as minhas horas vazias e evitava que vivesse em devaneios sem agregar nenhum conhecimento a minha vida.
 
As vezes chego a pensar como pude ficar por longos 38 anos sem a minha maior paixão. Deve ter sido por ter a oportunidade de me apaixonar novamente e ajudar a tanta gente com o desenvolvimento de minha segunda paixão - Gestão de Recursos Humanos, onde adquiri milhares de amigos e colegas por todos os lugares que passei.
 
Apresento abaixo alguns dos meus rabiscos, enquanto praticava e me apaixonava novamente pela arte.
 
 



ALBERTO SANTOS DUMONT
 

Este desenho relembra os tempos de minha infância na confecção de Cartazes no Colégio Diocesano. Quantos desenhos iguais a este não fiz a bico-de-pena e tinta Nanquim.
 
Minhas eternas homenagens a este "mineirinho" -  Alberto Santos Dumont - um aeronauta, esportista e inventor brasileiro, que projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina.
 
 






SOPHIA LOREN
 
Desenho para homenagear a grande estrela do cinema de minha época. Uma excelente modelo para um artista.
 
Sophia Loren, nome artístico de Sofia Villani Scicolone, é uma atriz italiana. Descoberta em 1952 no set do filme Africa sotto i mari pelo produtor de cinema Carlo Ponti. 
 
Sophia Loren ganhou fama mundial em 1962, quando recebeu o Oscar de Melhor Atriz pelo filme Duas mulheres, que também lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.
 
 
 

 
 
JACICLEIDE BARBOSA DE LIMA
 
 
Não podia deixar de rabiscar atrevidamente a foto de minha musa inspiradora, querida, amada e mãe de minha caçulinha Sophia Evellyn.
 
Este desenho ainda encontra-se em fase final de acabamento, mas tomei a liberdade de publica-lo assim mesmo.
 
Para mim, uma obra somente esta acabada, quando a entrego ou dou-lhe uma mão de verniz, pois antes disso, sempre existe a possibilidade de melhorias.
 
 
 
 
 
 
 
MODELO ANÔNIMA
 
 
Neste desenho encontrava-me tão inspirado e concentrado que em poucos minutos consegui captar toda a sensibilidade transmitida por esta modelo, retirada de um encarte de propaganda.
 
Acho que este desenho, até o presente, foi meu melhor trabalho a lápis grafite a mão livre.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A CRIAÇÃO
 
 
Este desenho a grafite foi elaborado visando a confecção de uma tela, que ainda não produzi, mas espero que em breve possa estar colorindo e expondo.


Em breve estaremos publicando o segundo capítulo de RABISCOS DE LÁPIS GRAFITE.

Erivan Soares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seca no nordeste

Araras da amazônia

Touro Nelore