O início da arte em minha vida

Minha mãe dizia quando criança, "você vai ser um grande pintor de belas artes". Jamais esqueço seu empenho em minha formação.
A História

A arte em minha vida foi um "Dom Divino", começando ainda quando criança aos 10 anos de idade com desenhos que chamavam a atenção de todos da família e amigos. Os muros internos de minha casa era um verdadeiro mural.  Todo dinheiro que ganhava investia em material de pintura, revistas e livros. Sempre adorei a leitura, apesar de não gostar da escola convencional eu adorava o autodesenvolvimento e tinha fome de saber.

Minha primeira tela foi aos 11 anos, um grande touro pastando. A mesma foi cedida a um fazendeiro da região de Patos-PB que ficou encantado com a pintura. Dias depois ele me doou um cavalo de presente. Jamais esqueço deste fato inédito.
Colégio Diocesano de Patos - Paraíba
Foi no Colégio Diocesano que comecei a desenvolver os meus trabalhos artísticos, na fabricação de cartazes, faixas e pintura em geral. Lembro-me com saudade de dois amigos - Quinídio e Justino - internos no colégio como seminaristas. Um certo dia o Quinídio que dava aulas de Inglês no Colégio Estadual , pediu-me para desenhar duas bandeiras em seu apartamento, sendo a bandeira do Brasil entrelaçada com a Bandeira Americana, após a conclusão da pintura, chegou a diretoria do colégio que adotava o Francês como segunda língua, e determinou que a pintura fosse retirada da parede.
Colégio Estadual de Patos - Paraíba
Estudei apenas dois anos no Colégio Estadual, mas foi o suficiente para apresentar o meu "dom" na pintura com a professora de artes que me pegou para cristo em todos os trabalhos do Colégio. Certa vez ela promoveu um concurso interno de pintura e apesar de vários alunos haverem mandado confeccionar as apresentações por pintores renomados da cidade, eu ganhei o prêmio de primeiro lugar, com a apresentação do Esqueleto e sistema nervoso do corpo humano.
Os trabalhos realizados
Cartazes:
Em pintura eu fazia de tudo, mas principalmente confecção de cartazes para trabalhos escolares, principalmente nas datas comemorativas de 7 de Setembro, dia do Índio, dia das Mães, São João, Dia do soldado, etc. Apesar de trabalhar muito com tintas Guache, eu adorava mesmo era os trabalhos feitos com tinta Nankim, pois dava-me maior satisfação e melhor apresentação. Utilizava pena ou pincel.
Pintura em tecido:
Foi na pintura em tecidos que comecei de fato a desenvolver a pintura de uma forma mais realista possível, o que impressionava na época a todos. Lembro-me de um enxoval de casamento, todo desenhado e pintado por mim. Passava noites a fio desenhando e pintando, pois já havia iniciado a minha vida burocrática, trabalhando na Prefeitura Municipal de Patos.
Desenho Comercial:
O único trabalho que fiz de abertura de letreiro no comércio, foi para os maiores amigos que possuía - Paulo e Nenêm -  que acabavam de abrir uma Loja de Discos - JUMBO, na qual passei a frequentar em todas as minhas horas vagas, pois adorava viver com eles e no meio de tantos discos.
A doença
Tinha na época dois empregos (Prefeitura Municipal de Patos e Escritório de Contabilidade Pública), o colégio e a vida de pintor noturno, quando fui acometido de uma pneumonia que viria acabar com um dos empregos e minha vida de pintor. Tudo somente foi possível a um verdadeiro anjo que apareceu em minha vida - Eunice Chaves - a Secretária de Finanças da Prefeitura que me promoveu para Encarregado de Setor de Contabilidade e dobrou o meu salário, além de uma gratificação de função por trabalho em tempo integral.
Erivan Soares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seca no nordeste

Araras da amazônia

Touro Nelore