O Bem-te-vi

"Lastimável discípulo, que não ultrapassa o mestre."
Leonardo da Vinci
SEXTA TELA




Nesta tela homenageio um dos pássaros mais populares do Brasil, que admiro desde criança no interior da Paraíba. Nos anos 60 era comum encontrar-se esta ave em todos os lugares, atualmente apesar de sua grande capacidade de atuação, esta ficando raro ouvir seu cantar. 
É um habitante bem conhecido em todas as regiões brasileiras, podendo ser encontrado em cidades, matas e ambientes aquáticos como lagoas e rios. Pode-se vê-lo cantando em fios de telefone, em telhados ou banhando-se nos tanques ou chafarizes das praças públicas.

  
BEM-TE-VI
Pintura a óleo sobre tela de 45cm x 30cm
Natal-RN., 27 de março de 2013
Valor de venda incluso despesa de remessa R$ 150,00



"O bem-te-vi ou grande-kiskadi é uma ave passeriforme da família dos tiranídeos de nome científico Pitangus sulphuratus, que provêm de pitanga guassu, ou seja, pitanga grande, forma pela qual os índios brasileiros tupi-guarani o chamavam; e do latim sulphuratus, pela cor amarela como enxofre no ventre da ave. A espécie é ainda conhecida pelos índios como pituã, pitaguá ou puintaguá. Outras apelações existentes são triste-vida, bentevi, bem-te-vi-verdadeiro, bem-te-vi-de-coria, tiuí, teuí, tic-tiui e siririca (somente para fêmeas). A versão portuguesa da palavra se assemelha com a anglófona: great kiskadee. Na Argentina é conhecido como bichofeo, vinteveo e benteveo; na Bolívia como frío; e na Guiana Francesa como quiquivi ou qu'est-ce qu'il dit.[1]
Os únicos representantes do género Pitangus eram o bem-te-vi e a espécie Pitangus lictor,[2] porém atualmente só uma espécie enquadra-se neste género, o próprio bem-te-vi. A espécie Pitangus lictor agora é sinonímia da atual Philohydor lictor, o bem-te-vizinho.[3]
A escrita bentevi não é reconhecida pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.[4]
Medindo cerca de 23,5 cm, caracteriza-se principalmente pela coloração amarela viva no ventre e uma listra branca no alto da cabeça, além do canto que nomeia o animal. Considerado um dos pássaros mais populares do Brasil, é um dos primeiros a vocalizarem ao amanhecer." (Fonte: http://pt.wikipedia.org)

No próximo artigo, apresentaremos outro pássaro famoso por sua plumagem - O "Pintor de sete cores".

Fiquem com Deus no coração e até a próxima.

Erivan Soares
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seca no nordeste

Araras da amazônia

Touro Nelore