Lobo em noite de lua cheia

"É noite de lua cheia, abro a janela de meu quarto
e só escuto os lobos uivando ao longe"
Erivan Soares


DESENHO A LÁPIS GRAFITE
ALBUM "LUZES E SOMBRAS"


LOBO EM NOITE DE LUA CHEIA

Desenho a lápis grafite da Faber Castel em papel Canson, gramatura 224 g/m² de 210mm x 297mm
Peça do acervo técnico do artista - Album "Luzes e Sombras".
Natal - RN., 13 de abril de 2017


Desenhar este animal é muito gratificante para mim, pois tenho um grande fascínio por sua exuberante beleza, apesar de sua ferocidade extrema. 

Um pouco da história:

"Lobo (Canis lupus) é o maior membro selvagem da família canidae. É um sobrevivente da Era do Gelo, originário do Pleistoceno Superior, cerca de 300 mil anos atrás. O sequenciamento de DNA e estudos genéticos reafirmam que o lobo cinzento é ancestral do cão doméstico (Canis lupus familiaris), contudo alguns aspectos desta afirmação têm sido questionados recentemente. Uma série de outras subespécies do lobo foram identificadas, embora o número real de subespécies ainda esteja em discussão. Os lobos-cinzentos são tipicamente predadores ápice nos ecossistemas que ocupam. Embora não sejam tão adaptáveis à presença humana como geralmente ocorre com as demais espécies de canídeos, os lobos se desenvolveram em diversos ambientes, como florestas temperadas, desertos, montanhas, tundras, taigas, campos e até mesmo em algumas áreas urbanas. O lobo-cinzento, o lobo-vermelho (Canis rufus) e o lobo-etíope (Canis simensis) são as únicas três espécies classificadas como lobos. Os demais lobos pertencem a subespécies. 
[https://pt.wikipedia.org/wiki/Lobo]

O grande Matador; A mitologia do Lobo

"Foi e sempre será um animal lendário. Um ser mitológico e um símbolo totêmico. Quase sempre perseguido, poucas vezes compreendido e muito menos respeitado, o lobo constituiu alguma vez um sério concorrente do homem. A maior parte da humanidade considera-o como um símbolo de crueldade e de sangue, porque no passado quando o homem aprendeu a domesticar e dominar outros animais, o lobo converteu-se numa peste, um bandido que roubava o gado a camponeses e nômadas. Criatura mortífera por excelência, lá onde o lobo habita ninguém sabe o que é a paz, pois "O grande matador" leva a morte como estandarte, e como digno filho de Marte vive em guerra constante."
[http://nova-acropole.pt/a_grande-matador.html]

Agradecemos a atenção e até a próxima se Deus assim nos permitir.

Erivan Soares




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seca no nordeste

Araras da amazônia

Touro Nelore