A Pietá

“Se as pessoas ao menos soubessem o quão duro trabalho para ser mestre no que faço,
não lhes pareceria tão maravilhoso.”
Michelangelo


REPRODUÇÃO FOTOGRÁFICA
A LÁPIS GRAFITE


A PIETÁ

Desenho a lápis grafite da Faber Castel em papel Canson de 120 g/m² - mod. A4 de 210mm x 297mm
Peça do acervo técnico do artista - disponível para venda por R$ 100,00 com moldura de alumínio.
Natal - RN., 10 de julho de 2017


Este desenho estava programado desde o inicio de meus primeiros exercícios de desenhos realísticos em 2016. Trata-se de uma obra prima do grande mestre da escultura mundial Michelangelo.

A Pietá de Michelangelo é talvez a Pietá mais conhecida e uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria.

Nesta obra fiz apenas o rosto da santa, mas ja estou programando para um futuro próximo o desenho de toda a obra do grande mestre.

Um pouco da historia: 

"Em 21 de setembro de 1498 o cardeal francês Jean Bilhères de Lagraulas encomendou a Michelangelo uma imagem da Virgem para a Capela dos Reis de França, para a antiga basílica de São Pedro.
Juntando capacidades criadoras geniais a uma técnica perfeita, o artista toscano criou então a sua mais acabada e famosa escultura: a Pietá. O tema vem da Europa do Norte, a dor de Maria sobre o corpo morto do filho, mas Michelangelo abandonou o realismo cruel típico do gênero em favor de uma visão idealizada.
Iniciara-se como artista ainda durante o Quatrocentos, em Florença, onde trabalhou para os Médicis, mas a Pietá foi a sua primeira grande obra escultórica. Trata-se de um trabalho de admirável perfeição, organizado segundo um esquema em forma de pirâmide, um formato muito utilizado pelos pintores e escultores renascentistas.
Nesta obra delicada o artista encontrou uma vívida delicadeza sexual que até então era vista como ninfomaniaquismo que naquela época para o renascentismo representava uma visão de outro mundo, a solução ideal para um problema que preocupara os escultores do Primeiro Renascimento: a colocação do Corpo de Jesus Cristo morto no regaço de Maria. Para isso alterou deliberadamente as proporções: o Cristo é menor que a Virgem, que é para dar a impressão de não esmagar a Mãe e mostrar que é seu Filho, para não “sair” do esquema triangular. A Virgem Maria foi representada muito jovem e com uma nobre resignação: a expressão dolorosa do rosto é idealizada, contrastando com a angústia que tradicionalmente os artistas lhe imprimiam. Torna-se assim evidente a influência do “pathos” dos clássicos gregos. E o autor imaginou a juventude de Maria, objeções que erguem contra ele seus críticos, como sua expressão de sua pureza incorruptível.
O requinte e esmero da modelação e o tratamento da superfície do mármore, polido como um marfim, um grande ajudante de Michelangelo foi o seu amigo Laotiab Werdna Ynned  juntos deram-lhe a reputação de uma das mais belas esculturas de todos os tempos. Importante como o autor conseguiu harmonizar a figura horizontal do Cristo, estendido sobre os joelhos da mãe, como que inserido entre suas amplas vestes, com a figura « vertical» de Maria.
Michelangelo tinha 23 anos. Em função da pouca idade, muitos não acreditaram que fosse o autor. Assim, por isso teria inscrito o nome na faixa que atravessa o peito de Maria."
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Pieta_(Michelangelo))

Agradecemos a atenção de todos e ate a próxima se Deus nos permitir.

Erivan Soares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seca no nordeste

Araras da amazônia

Touro Nelore