A sagrada família de Jesus

"O Senhor oculta algumas coisas aos sábios, mas as revela aos pequeninos."
Jesus Cristo


QUADRAGÉSSIMA PRIMEIRA TELA


A SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS
Pintura a óleo sobre tela de 120cm x 60cm
Trabalho elaborado por encomenda de Jacicleide B. de Lima.
Natal - RN.,  25 de abril de 2016

Esta pintura foi a mais demoradas que já fiz, devido a momentos difíceis e de indecisões que estava vivendo. Muitas vezes pensava em concluir rapidamente, mas vinha o desanimo e a desmotivação, movida muitas vezes por fortes crises de depressão. Então parei definitivamente de pintar e me dediquei ao desenho realístico a lápis de cor e grafite. Mas procurava manter sempre meu vício de ficar selecionando e admirando linda fotos que futuramente poderiam servirem como sugestões de um próximo trabalho, além de estar sempre estudando grandes pintores, que me inspiraram na pintura, como; Caravaggio, Leonardo Da Vinci e Michelangelo, entre outros grandes mestres.

Sagrada Família na arte:
As cenas da Sagrada Família são das mais representadas na arte, especialmente em pintura. Destacam-se as cenas da Natividade de Jesus e da Fuga para o Egito.


Passagens Bíblicas:
  • Anúncio do Anjo a José: «E o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos, dizendo: "José, filho de David, não temas receber a Maria tua mulher: porque o que dela nasceu, é obra do Espírito Santo (Mateus 1:20)
  • Fuga para o Egito: fuga para o Egito, por causa da perseguição movida pelo rei Herodes, que queria matar Jesus.
  • Jesus perde-se e é encontrado no templo (episódio também conhecido como Jesus entre os doutores): «Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. Quando ele chegou aos doze anos, subiram até lá, segundo o costume da festa. Terminados esses dias, regressaram a casa e o menino ficou em Jerusalém, sem que os pais o soubessem. Pensando que ele se encontrava na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém, à sua procura. Três dias depois, encontraram-no no templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos quantos o ouviam, estavam estupefactos com a sua inteligência e as suas respostas. Ao vê-lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-lhe: «Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!» Ele respondeu-lhes: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar na casa de meu Pai?» Mas eles não compreenderam as palavras que lhes disse. Depois desceu com eles, voltou para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens.» (Lucas 2:41-52)

Agradeço a todos os nossos seguidores e amantes da arte pelos acessos ao nosso blog e um até a próxima se Deus assim o permitir.

Erivan Soares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seca no nordeste

Araras da amazônia

Touro Nelore